A Cabanha

Profissionalismo, conhecimento e tradição

a-cabanha

Histórico

A Fazenda Santo Antônio, localizada em Valparaíso no oeste do estado de São Paulo, foi uma fazenda de gado de corte, como é tradição na região, pois fica próxima a Araçatuba, a "Terra do Boi". Fernando Gottardi – engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Paraguaçu Paulista – mostrou interesse e ingressou na ovinocultura profissional, começando a criação de ovinos da raça Suffolk no ano de 1985. A prioridade era a produção de animais de elite, sendo que o rebanho foi formado a partir de animais de alta genética adquiridos de vários rebanhos renomados.


No inicio havia muitas dificuldades, pois há 30 anos começar a criar ovinos não era tarefa fácil. A maior dificuldade encontrada era a implantação do manejo correto.


Nesse ano de 2015, a Cabanha Araçá completou mais de 30 anos de atividade, com muita persistência e confiabilidade com a raça Suffolk, tendo seu rebanho sido premiado em varias pistas do Brasil, divulgando a ovinocultura, promovendo leilões em diversas regiões, dias de campo, encontros técnicos e até mesmo um mega leilão, ofertando ao mercado mais de 2.500 animais de uma só vez na exposição de Araçatuba.


A criação teve mudança de foco após a primeira viagem à Nova Zelândia em 2003, pais referencia em ovinocultura, servindo de modelo de sucesso para todo o mundo, sendo o maior produtor e exportador mundial de carne de cordeiro. Nesta mudança, o foco da cabanha foi de produzir animais rústicos, avaliados, diferenciados e ainda com introdução de novas raças na cabanha, como Texel.


Cabanha

Na cabanha, são criadas duas raças de ovinos totalizando mil matrizes de criação, além dos animais do confinamento e de comercialização, sendo Suffolk com mais de 30 anos de seleção. De quatro anos para cá, foi iniciado um processo de renovação do sangue com a introdução de material genético da Nova Zelândia e mais recentemente do Reino Unido. Depois de muito estudo foi optada a raça Texel, adquirindo ovelhas de varias cabanhas importantes do RS, aproveitando todo o know-how da cabanha.


« voltar