Confinamento

A Cabanha Araçá, além da seleção das raças de ovinos que cria, trabalha também com engorda intensiva de ovinos para abate, comprando animais de várias regiões do Brasil.


Os animais adquiridos quando chegam à fazenda, passam por uma seleção e adaptação com ração. São separados por sexo, tamanho e peso, além de serem vermifugados e vacinados, originando lotes uniformes para engorda em confinamento. Esses animais ficam confinados até atingirem o peso de abate estipulado, de acordo com a exigência do mercado.


confinamento

Os animais confinados são separados basicamente em duas categorias:


1. Cordeiros adquiridos após a desmama, sendo animais de várias raças e cruzamentos, entre lanados com aptidão para corte e deslanados. Esses cordeiros são encaminhados para o abate pesando 38 kg vivo, chegando até 18 kg de carcaça.


2. Cordeiras de categoria de fêmeas jovens, as melhores são selecionadas, apresentando boa estrutura de conformação de carcaça, sendo vendidas posteriormente como futuras matrizes para outros criadores e o restante são abatidas.


Os cordeiros são comercializados para abate com peso acima de 35 kg e chegam pesando 25 kg em média. Portando, no período de 30 a 40 dias, os animais engordam cerca de 10 kg, com GMD de 250 a 300g.


É feito uma triagem de fêmeas, sendo que borregas e ovelhas de qualidade são destinadas a comercialização para futuras matrizes.


« voltar