Pastor Maremano Abruzês

pastor-maremano-abruzes

O Pastor Maremano Abruzês tem um talento nato para a guarda e defesa de rebanhos, sejam ovinos, caprinos, bovinos ou outras espécies de animais domésticos.


É extremamente responsável pela guarda dos animais, aos quais se comprometem a cuidar e são frequentemente vistos antes do rebanho mudar de áreas e pastos, onde os animais se interagem, criando uma sensação de proteção.


O Maremano ainda é pouco conhecido e a missão da Cabanha Araçá é apresentar a todos os criadores este surpreendente e indispensável cão-guardião que é classificado no grupo 1 de cães Pastores e Boiadeiros em provas de trabalho.


Cães de trabalho necessários e eficientes

Tudo isso por entender, principalmente, que se trata de uma excelente ferramenta e de extrema necessidade, diga-se de passagem, para a ovinocultura. Seja na forma de guarda de rebanho ou no auxílio no dia-a-dia com o pastoreio dos rebanhos.


A interação: rebanho X cão X homem, é trabalhada no mundo inteiro e considerada imprescindível na maioria dos países em que a ovinocultura é tratada de maneira profissional, numa realidade onde a mão-de-obra de qualidade é cada vez mais escassa e os custos com funcionários, cada vez maiores.


As raças de cães de guarda, como: Maremano, Kuvasz ou Komondor, por exemplo, tem sido cada vez mais utilizadas. Em um país de fauna diversa como o nosso, onde a presença de animais silvestres e predadores potenciais são muito comuns. Estes cães de instinto protetor se tornaram figuras obrigatórias nos rebanhos de ovinos e caprinos de todo Brasil. Eles vem desempenhando a função de proteger os rebanhos contra predadores naturais, animais selvagens, mas também contra cães domésticos, muitas vezes sem dono ou de alguma propriedade vizinha, onde temos casos de dezenas de ovinos e caprinos mortos em um único ataque. Estes cães acabam atuando também como guarda da propriedade, contra possíveis assaltos, tomando conta do rebanho, dos bens existentes e das famílias que ali estão.


Os cães de guarda acabam por desempenhar também um importante papel na preservação da fauna nativa, ao inibir com sua atuação o ataque de predadores ao rebanho, afugentando-os. Impedindo assim, a possível matança destes animais silvestres como forma de controle por parte dos fazendeiros, que em muitas vezes, não veem outras possibilidades para acabar com os ataques, senão esta.


O guarda de rebanho tem a importante característica de não entrar em confronto com os animais silvestres, entrando em luta apenas em casos extremos e necessários, realizando seu papel de protetor, apenas espantando predadores.


« voltar