Suffolk

A raça tem demostrado ser uma das mais funcionais e eficientes dentro da ovinocultura nacional. Por isso, hoje se encontram animais da raça Suffolk em diferentes regiões do Brasil. Também nos países tradicionais produtores de carne de ovinos a raça Suffolk está presente de forma marcante e aparece sempre entre as principais raças com característica terminadora.


O Suffolk apresenta esta forte característica produtora de carne principalmente por dois pontos fortíssimos em sua genética. Em primeiro lugar, há em seu sangue linhagem Norfolk de ovelhas selvagens, muito apreciada pelos nobres da época por sua maciez e sabor especial. E, em segundo lugar, está a sua alta velocidade de ganho de peso, que foi adquirida principalmente através do cruzamento com o Southdown.


suffolk

O rebanho Suffolk, no Brasil, data dos meados dos anos 30 e ao longo dessas mais de oito décadas, os criadores desenvolveram animais de tamanho moderado na sua idade adulta, adaptado as nossas condições climáticas, ao sistema de produção praticado no Brasil, ou seja, animais criados a pasto com excelente resultado e com ótimo custo beneficio. É um animal compacto, com conformação adequada para a produção de carne desde os primeiros meses de vida, que não alcança peso exorbitante na idade adulta, mas sim uma ótima conformação de carcaça.


Todas estas características, aliadas a grande habilidade materna das ovelhas da raça Suffolk, garantem a presença da raça em diferentes ambientes, o que prova sua grande capacidade de adaptação e sobrevivência, em condições adversas de clima e de pastagens e mantendo sempre seu grande ganho de peso e sua ótima carcaça com grande produção de carne.


Cordeiro Paulista

Ano Raça Posição
2002 Suffolk Vice-campeão
2003 Suffolk Campeão
2004 Suffolk Vice-campeão
2005 Suffolk Vice-campeão
2006 Suffolk Campeão
2007 Suffolk Campeão
2008 Suffolk Campeão
2009 Suffolk Campeão
2010 Suffolk Campeão
2011 Suffolk Campeão
2012 Suffolk Campeão
2013 Suffolk Campeão
2014 Suffolk Campeão

Para corroborar e comprovar tudo isso, os resultados do Campeonato Cordeiro Paulista realizados pela ASPACO desde 2002, que premiam a eficiência econômica de raças com grande aptidão para produção de carne, o Suffolk tem sido a raça de maior destaque, ou seja, a raça com mais premiações ao longo desses mais de dez anos do campeonato.


O Suffolk mostrou nas provas de ganho de peso que, em regime de confinamento, é praticamente imbatível, vencendo em quase todos os campeonatos esta etapa. Na etapa classificação de carcaça o Suffolk também demonstrou ser muito eficiente obtendo vários primeiros lugares e mantendo-se sempre entre os primeiros colocados. Mais uma vez o criador tem em suas mãos informações preciosas. Nas únicas vezes em que o mesmo lote de animais venceu tanto na Etapa Ganho de Peso e na avaliação de carcaça, ou seja, aquilo que todo criador procura, o vencedor, o Grande Campeão, foi da raça Suffolk.


Portanto para alcançarmos a sustentabilidade dentro da ovinocultura é preciso avançarmos em direção a produção de carne com qualidade, e é ai que o Suffolk se mostra uma ótima opção pois apresenta um alto desempenho reprodutivo, veloz ganho de peso e admirável conformação de carcaça.


suffolk-renovacao

Renovação

Nos últimos anos, vários criadores de Suffolk iniciaram um processo de renovação do sangue no Brasil com a introdução de animais oriundos da Nova Zelândia e mais recentemente do Reino Unido. Os resultados do cruzamento de animais do Brasil com reprodutores Neozelandeses mostraram-se extremamente positivos, pois trouxeram mais qualidade de caraça para nossos rebanhos. O mesmo se espera dos cruzamentos com o Suffolk inglês. A importação de 1500 doses de sêmen da Inglaterra também é um marco, pois foi a maior importação do Reino Unido da historia do Suffolk no Brasil. Essas importações , com certeza, trarão uma revolução na raça.


Suffolk da Cabanha Araçá

A raça Suffolk foi a primeira a ser introduzida na Cabanha Araçá no ano de 1985. O rebanho foi formado a partir de animais adquiridos em SP, RS e posteriormente PR. Vários animais grandes campeões nacionais e da Expointer em Esteio-RS constituíram o rebanho da Cabanha Araçá.


Para formação do rebanho foram usadas diversas linhagens da raça, sendo que ultimamente vem sendo realizados acasalamentos das linhagens neozelandesa e inglesa, produzindo indivíduos mais compactos, precoces e rústicos, como o mercado quer. Hoje este rebanho que foi criado e selecionado na região mais quente do estado de SP, já esta provado em diversos estados do Brasil, em vários tipos de clima, solo e pastagem, mostrando rusticidade e a produtividade do Suffolk Araçá.


« voltar