A Cabanha
Histórico
A Fazenda Santo Antônio, localizada em Valparaíso no oeste do estado de São Paulo, foi uma fazenda de gado de corte, como é tradição na região, pois fica próxima a Araçatuba, a "Terra do Boi". Fernando Gottardi - engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Paraguaçu Paulista - mostrou interesse e ingressou na ovinocultura profissional, começando a criação de ovinos da raça Suffolk no ano de 1985. A prioridade era a produção de animais de elite, sendo que o rebanho foi formado a partir de animais de alta genética adquiridos de vários rebanhos renomados.
No início havia muitas dificuldades, pois, há 40 anos começar a criar ovinos não era tarefa fácil. A maior dificuldade encontrada era a implantação do manejo correto. No ano de 2020, a Cabanha Araçá completou 35 anos de atividade, com muita persistência e confiabilidade com a raça Suffolk, tendo seu rebanho sido premiado em várias pistas do Brasil, divulgando a ovinocultura, promovendo leilões em diversas regiões, dias de campo, encontros técnicos e até mesmo um mega leilão, ofertando ao mercado mais de 2.500 animais de uma só vez na exposição de Araçatuba.
A criação teve mudança de foco após a primeira viagem à Nova Zelândia em 2003, país referência em ovinocultura, servindo de modelo de sucesso para todo o mundo, sendo o maior produtor e exportador mundial de carne de cordeiro. Nesta mudança, o foco da Cabanha foi de produzir animais rústicos, avaliados, diferenciados e ainda com introdução de novas raças na Cabanha, como Texel, Dorper e White Dorper.
Cabanha
Hoje a Cabanha Araçá, tem um rebanho dorper de cruzamento absorvente e Dorper e White Dorper PO, além de um grande confinamento intensivo durante todo o ano e a comercialização de matrizes comerciais para todo o Brasil.
No ano de 2010, foi iniciado um processo de renovação do sangue da raça Suffolk com a introdução de material genético da Nova Zelândia e mais recentemente do Reino Unido, melhorando ainda mais a qualidade do seu rebanho, que apesar de ter uma linhagem importada, produz animais adaptados e rústicos às condições brasileiras por conta do manejo da Cabanha Araçá.
Com o crescimento da ovinocultura e uma necessidade de atender cada vez melhor seus clientes, a Cabanha Araçá introduziu em 2010 também a raça Texel, adquirindo ovelhas de várias Cabanhas importantes do RS, aproveitando todo o know-how da criação iniciada em 1985.
No ano de 2018, com a crescimento do mercado de matrizes comerciais e um mercado aquecido, a Cabanha Araçá iniciou suas atividades na raça Dorper e White Dorper com a aquisição de uma importante Cabanha muito premiada do estado de SP.
Todas as raças oferecidas pela Cabanha Araçá têm como aptidão principal a produção de carne. Isso, aliado à venda de matrizes comerciais, faz com a Cabanha possa oferecer aos seus clientes uma solução completa para quem quer começar a criar ou aumentar e melhorar uma criação já existente.
- Transparência
- Ética
- Respeito
- Qualidade
- Comprometimento
- Tradição
- Trabalho em equipe
- Inovação
- Humildade